O procedimento geralmente tem duração média de 45 à 90 minutos. É realizado em ambiente hospitalar sob anestesia, administrada por um médico anestesiologista. O procedimento de redução de estômago por endoscopia é similar a cirurgia de sleeve gástrico, mas é uma opção não cirúrgica. Todo o procedimento é realizado por via oral. A técnica permite reduzir o estômago cerca de 60% do seu tamanho original, facilitando o caminho para o emagrecimento.
Um dispositivo endoscópico de sutura, reduz o volume do estômago resultando em forma de um tubo gástrico. O paciente é anestesiado, e o médico inicia uma série de suturas inseridas em um padrão específico, realizado da parte distal do estômago (antro) até o fundo gástrico.
A série de suturas é então apertada de uma forma que se assemelha a um leque, constringindo o volume global utilizável do estômago. Após o procedimento os pacientes geralmente seguem uma dieta líquida por um curto período e muitas vezes podem ir para casa no mesmo dia.
Indicado à pacientes que se enquadram nos tipos de obesidade de Grau l e ll. Também muito indicado à pacientes que já passaram por procedimentos onde tiveram reganho de peso.
Através do procedimento endoscópico diminui-se os riscos do paciente quando comparado com a cirurgia.
Prevê-se que irão sentir pouco ou nenhum desconforto durante o procedimento. Menores efeitos colaterais podem incluir dor de gás por distensão abdominal, náuseas, dor de garganta, e possíveis sangramentos (autolimitados). Mesmo assim, orientamos que tire todas as dúvidas com seu médico para possíveis complicações inerentes a cada procedimento.
Os pacientes devem retornar à sua rotina normal dentro de 72 horas após o procedimento de reparação endoscópica. Seguindo uma dieta individualizada sob a supervisão da equipe de nutrição, assim como a prática de exercícios físicos de 10 a 15 dias após o exame.